Carne moída ou processada aumenta o risco de câncer de próstata

Relação também foi encontrada com carnes bem passadas

Por Minha Vida


Quanto mais se consome carne moída ou processada, maiores as chances de desenvolver um tipo agressivo de câncer de próstata, segundo estudo publicado no periódico PLoS ONE. A pesquisa foi realizada pela University of California, nos Estados Unidos.

Os resultados foram baseados nos hábitos de consumo de carne de quase 1000 participantes, sendo que 470 possuíam um tipo agressivo de câncer de próstata e outros 512 faziam parte do grupo de controle. Esses homens relataram não apenas seu consumo de carne, mas também a maneira que ela era preparada e o grau de cozimento do alimento.

Ao final do estudo, percebeu-se que a maior associação entre carne e tipos agressivos de câncer de próstata estava na carne moída ou processada. Quanto ao modo de preparo, as carnes grelhadas ou assadas, desde que mais bem passadas, foram as mais associadas ao tipo de câncer. Em contrapartida, o consumo de carnes mais mal passadas ou com cozimento médio não foram associados ao câncer de próstata mais agressivo. Ainda não se sabe o motivo dessa relação.  

Álcool em excesso é ligado ao câncer de próstata

O consumo excessivo de álcool, especialmente quando trata-se de cerveja, aumenta o risco para câncer de próstata agressivo, segundo um novo estudo do Centro de pesquisa sobre câncer Fred Hutchinson, em Seattle, nos Estados Unidos.

O objetivo inicial da pesquisa não era determinar o efeito do consumo de bebidas alcoólicas sobre os riscos de câncer de próstata, mas sim testar a eficácia da Finasterida, um medicamento prescrito para prevenir a doença. Os cientistas descobriram que a bebida reduz o efeito de prevenção do remédio.

A pesquisa, que incluiu mais de 10 mil homens, constatou que aqueles que bebiam pesadamente (cerca de 50 gramas de álcool por dia), o equivalente a quatro doses de licor por cinco ou mais dias na semana, estavam cerca de duas vezes mais propensos a desenvolverem o que é chamado de câncer de próstata de alto grau. Não houve diferença dos riscos de câncer de próstata entre abstêmios e aqueles que bebiam moderadamente. A maioria dos participantes bebia cerveja, embora os pesquisadores concordem que não há nenhuma razão em especial que diferencie os riscos desse tipo de bebida em relação aos outros.

A maior incidência do tipo de câncer de próstata é o de baixo grau. A doença se desenvolve lentamente, e 100% dos homens convivem com ela por pelo menos 10 anos, sendo que nem sempre a doença é a causa da morte desses indivíduos. Já nos casos de câncer de próstata de alto grau, a sobrevivência por uma década cai para 60 a 70%. 


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2012 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."

  • O Minha Vida é uma empresa Endeavor

  • Prêmio ABEMD 2010 Associação Brasileira de Marketing Direto

  • Nós aderimos aos princípios da 
                                charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
    Verifique aqui