Higiene bucal da gravidez á primeira infância

Os cuidados da mãe fortalecem os dentes da criança

Por Colgate - publicado em 25/01/2010


Higiene bucal da gravidez a primeira infância

Pré-natal
Siga estes passos para garantir uma boca saudável.

* Faça um "checkup" dental. Faça uma limpeza e avaliação de seus dentes. Tenha certeza de que todo tratamento seja feito. Os germes que causam as cáries podem passar para seu bebê depois de ele nascer.

* Escove os dentes três vezes ao dia Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia. Use uma escova macia. Tenha certeza de colocar as cerdas da escova no local onde a gengiva e os dentes se encontram. É aí que a gengivite começa.

* Passe o fio dental diariamente. Passe o fio dental diariamente para limpar entre os dentes, onde a escova não alcança.

* Limite o número de vezes que você ingere doces ou lanches a base de amido no dia. Doces ou lanches a base de amido podem fazer com que seus dentes sofram "ataques ácidos". Doces e refrigerantes podem causar cáries. Coma mais frutas e legumes.

* Faça o pré-natal. Siga os conselhos de seu médico. Isso é importante tanto para a sua saúde quanto para a de seu bebê.

* Receba a quantidade adequada de cálcio. Você necessita de cálcio para a formação dos ossos e dos dentes de seu bebê. Leite, queijos, feijão e folhas são fontes de cálcio. 

Saúde bucal na gravidezSaúde bucal na gravidez

0-6 meses
Os bebês precisam ter dentes saudáveis para poderem comer, falar e sorrir. Estas são três maneiras de proteger o sorriso de seu bebê.

* Cheque o flúor. O flúor previne cáries e tornam os dentes fortes. Pergunte ao seu dentista, ou médico, se a água de sua casa tem flúor suficiente para ajudar a prevenir cáries. Caso a água não contenha flúor ou caso você utilize água mineral sem fluor para beber e cozinhar, seu dentista ou médico podem receitar suplementos de flúor para o seu bebê.

* Evite dar mamadeira para seu bebê antes de ele dormir. Dar mamadeira a seu bebê antes de ele dormir pode causar muitas cáries. Caso você amamente, evite que o bebê mame de maneira contínua. Quaisquer líquidos, exceto água, podem causar cáries, mesmo leite e sucos. Se você acha que seu bebê precisa sugar algo durante o sono, tente uma chupeta ou uma mamadeira de água.

* Cuide de sua própria higiene bucal também. As últimas pesquisas demonstraram que você pode transmitir os germes que causam cáries para o bebê assim que ele tiver dentes. Isso acontece dividindo ou experimentando a papinha, ou deixando que ele coloque os dedos dentro da boca da mãe. Não cuidar de os dentes cariados também significa que há maiores chances de transmitir esses germes, portanto todas os dentes cariados devem ser tratados assim que possível!

Prevenindo cárie infantil.
Cárie infantil é uma doença grave dos dentes, e que resulta em cáries, dor, infecção, problemas na fala e perda de autoconfiança. Pode-se prevenir a cárie infantil. Aqui seguem algumas dicas:

* Evite dar mamadeira para seu bebê antes de ele dormir ou deixar que ele mame no peito continuamente. * O único líquido que não irá prejudicar a saúde dos dentes de seu bebê é a água.

* De acordo com a Associação Americana de Saúde Pública, deve-se desmamar o bebê entre 12 e 14 meses. 6-18 meses Seguem aqui quatro maneiras de proteger o sorriso de seu bebê.

* Quando seu bebê tiver idade entre 6 e 12 meses, comece a utilizar um copo com bico. Assim que seu bebê começar a querer pegar os adereços da mãe ou seus próprios brinquedos, é hora de introduzir o copo com bico. Pode ser um problema no início, mas seja persistente. Seu bebê vai adorar aprender esta nova habilidade!

* Evite que seu bebê passe horas com uma mamadeira nas mãos. Exposição prolongada à mamadeira pode levar a um problema grave conhecido como "Cárie infantil".

* Limpe os dentes do bebê diariamente. Quando os dentes do bebê começam a aparecer, por volta do seis meses, você deve limpar seus dentes, todos os dias, com uma escova de dente macia, umedecida e apropriada para a idade. A melhor posição para você seria sentada segurando o bebê em seus braços. Você poderia também se sentar no chão e colocar a cabeça dele no seu colo. Veja se os dentes do bebê não têm cáries levantando seus lábios e olhando seus dentes. Caso observe pontos marrons ou esbranquiçados lembrando giz, entre em contato com o seu dentista.

* Vá ao dentista. Ao completar um ano, já é hora de levar seu bebê para sua primeira consulta com o dentista.

De acordo com a Academia Americana de Pediatria, seu filho não deve usar mamadeira nesta idade.

18-24 meses

Estas são duas importantes maneiras de proteger o sorriso de seu filho pequeno. Limite o número de lanches que a criança come no dia. Evite oferecer a seu filho refrigerantes, doces e alimentos a base de amido como batata frita e bolacha. Esses lanches podem causar cáries. Evite lanches freqüentes. Cada vez que seu filho ingere alimentos doces ou a base de amido ocorre um "ataque ácido" nos dentes. Quanto mais "ataques ácidos", mais chances de cáries. Se você decidir oferecer doces ou alimentos a base de amido, ofereça na hora das refeições.

Oferecer mamadeira por longos períodos ou durante o sono podem levar ao aparecimento de cáries. Isso pode tanto causar dor e infecção, como também estragar o belo sorriso de seu filho! 

Lista de lanches para ter dentes saudáveis
Oferecer lanches saudáveis para seu filho é um gesto de amor.

* Frutas
* Verduras
* Sanduíches
* Cereais com leite
* Queijo
* Iogurte
* Leite
* Suco sem açúcar

Limite o número de lanches para 2 a 3 por dia. 2.

Escove os dentes pelo menos três vezes por dia. Escove os dentes da criança principalmenete após o café da manhã e antes de ir dormir.

Utilize uma escova macia e indicada para a idade dela para limpar os dentes e gengivas.

Se seu filho sabe cuspir depois da escovação, use uma porção pequena, do tamanho de uma ervilha, creme dental com flúor. Seu filho pode começar a praticar escovando os próprios dentes, porém você precisará auxiliá-lo. Quando ele terminar a escovação você precisa dar o toque final. Muitas crianças pequenas não escovam os dentes corretamente até completarem 6 anos. 

Lembre-se- o dentista é seu parceiro! Depois do primeiro checkup com um ano de idade, seu filho precisa ir ao dentista regularmente. Antes de levá-lo, talvez seja uma boa idéia brincar de dentista. Use uma lanterna e um espelho e conte quantos dentes seu filho tem e vice-versa.

Leia livros a respeito de uma consulta com o dentista e lembre seu filho do que irá acontecer durante a visita. Você poderia dizer, "o dentista quer vê-lo novamente, e quem sabe vai tirar uma foto dos seus dentes"! Mantenha uma mensagem positiva.


Artigo fornecido pela Colgate-Palmolive. Copyright 2014 Colgate-Palmolive.



Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.
Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Compartilhe

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."