Barbear perfeito pede cuidados com a pele

Esfoliação e atenção ao aparelho escolhido ajudam na tarefa

Por Especialista - atualizado em 11/05/2011


A maioria dos homens acredita que pode passar muito bem sem saber quais os cuidados certos na hora de se barbear, afinal, isso é tarefa que todo homem já deveria nascer sabendo direito, certo? Nem tanto. É que existem alguns cuidados (básicos, nada muito complicados, pode ficar tranquilo) que são fundamentais para que a pele do rosto fique mais macia e sem pelos encravados.

Esfolie a pele
Depois de lavar o rosto com água e sabonete, faça uma esfoliação suave no rosto usando água morna e um esfoliante próprio para pele masculina. Isso ajuda a mandar embora as células mortas que se encontram na superfície da pele. A água morna amacia os pelos e ajuda os poros a abrir, permitindo um barbear mais homogêneo. O sabonete elimina as bactérias, evitando a irritação e infecções indesejadas. Dê preferência a um que seja líquido, pois eles são mais suaves para a pele.

Se a barba anda o incomodando demais, siga as dicas para ter uma pele mais macia. As mulheres adoram!

Use o creme de barbear
Antes de iniciar o barbear, é preciso sim usar algum tipo de lubrificante, de preferência creme de barbear. A lâmina nunca deve de entrar em contato com a sua pele sem qualquer tipo de lubrificante aplicado previamente. Os cremes de barbear amaciam o pelo e hidratam a pele, mas se você estiver viajando e tiver se esquecido de colocar o creme na mala, poderá se barbear com condicionador de cabelo ou até mesmo com sabonete. Mas só faça isso em último caso!

Evite irritações
Tome precauções para evitar as queimaduras provocadas pela lâmina. Elas originam relevos, provocando uma inflamação que fará o barbear futuro ainda mais difícil. Felizmente, usando uma boa técnica de barbear e produtos de boa qualidade, essa irritação é facilmente evitada. O jeito é se barbear devagar.

Atenção na escolha do barbeador
Alguns homens preferem as lâminas, outros o barbeador elétrico. Para quem tem acne, na maior parte das vezes, usar o elétrico é a melhor solução, pois não irrita tanto a pele. Limpe bem o seu equipamento e guarde-o num local seco, limpando-o sempre antes de usar, para evitar qualquer infecção. Se você optar pela lâmina, lembre-se de trocá-la com regularidade. Lâminas muito gastas machucam seu rosto. Use a sua por, no máximo, cinco vezes.

Diga não à foliculite
A foliculite é causada por agentes externos, como bactérias, vírus e fungos, e acontece quando, por alguma disfunção hormonal, estresse ou falta de higiene, a pele pára de produzir um antibiótico natural ácido. Essa mistura de sebo e suor mata as bactérias do rosto e, sem elas, há uma proliferação dos agentes causadores do problema. Se acontecer com você, o ideal é recorrer a um dermatologista para combater a foliculite. Por ser uma inflamação, o problema deve ser tratado com anti-inflamatórios e, eventualmente, se houver pus na área afetada, antibióticos. Existem cremes prontos com uma mistura de antibiótico e anti-inflamatório, mas são remédios e não devem ser utilizados sem orientação médica.

Laser para um barbeado definitivo
O laser está sendo procurado pelos homens que sofrem com o excesso de pelos no rosto e pescoço. Quem tem a barba muito cheia acaba recorrendo a esse tratamento para diminuir a quantidade e a espessura dos pelos. Esse procedimento já dá resultado após duas ou três aplicações, para o caso de apenas deixar a barba mais rala. Se a ideia for acabar definitivamente com os pelos, são necessárias mais aplicações: quatro ou cinco, com intervalo de um mês entre cada uma.

Se você gostou dessa opção, aproveite que entramos no outono e o sol está menos agressivo, já que os procedimentos com laser pedem que você não tome tanto sol e use sempre protetor solar para evitar as manchas. Esse é um cuidado que, por sinal, é bastante simples em função da liberdade de não precisar fazer a barba todo santo dia, não acha?

Então, se a barba anda o incomodando demais, siga as dicas para ter uma pele mais macia. As mulheres adoram! E se barbear é algo que você adoraria riscar da sua rotina, consulte um dermatologista e use o laser. A quantidade de homens que tem aderido a essa técnica é gigante e, pode ter certeza, todos saem mais felizes e satisfeitos com o resultado.


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

 Daniela  Hueb

Escrito por:

Daniela Hueb

Dermatologia e medicina estética

Ajudou 107978 pessoas


Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."