20 dicas para você persistir na dieta

Mudando hábitos errados, você nunca mais vai desistir no meio do caminho

Por Minha Vida - atualizado em 26/04/2012


Que atire a primeira pedra quem nunca começou e parou várias dietas. "A persistência é, ao mesmo tempo, o segredo e o maior desafio de quem vive na luta contra os quilos a mais", orienta Sonia Trecco, nutricionista-chefe do Serviço de Atendimento Ambulatorial do Hospital das Clínicas. Quando o ato de comer, no entanto, transforma-se num vício a melhor saída é buscar ajuda de um psicólogo. "As pessoas não engordam por acaso", diz a psicanalista Andreneide Dantas, da Clínica Escuta Analítica. "É importante questionar quando você começou a engordar e por quê". Com ajuda dela e da nutricionista do Hospital das Clínicas, separamos uma série de dicas que vão ajudara você a respirar fundo e seguir adiante:

de 20

mulher escrevendo em um bilhete enquanto come - Foto Getty Images

Diário alimentar
Comece fazendo um diário de tudo o que come diariamente e avalie se tudo o que ingere é realmente necessário. 

mulher ansiosa - Foto Getty Images

Controle as emoções
Pense se você não está comendo para preencher algum vazio existencial. Se achar que sim, procure uma maneira de solucionar o problema. "Banhá-lo" de chocolate ou caramelo só complica a sua situação. 

nutricionista - Foto Getty Images

Ajuda profissional
Procure sua nutricionista a cada 20 dias, para que ela possa acompanhar o desenvolvimento da sua dieta. "Digo sempre que, no mínimo, 50% da dieta, o paciente tem que cumprir", afirma Sonia Trecco. 

pedômetro - Foto Getty Images

Conte os passos
Compre aquele aparelhinho chamado pedômetro (que mede os passos) e coloque-o na cintura diariamente. O ideal é caminhar de 10 a 12 mil passos. Vale todas as possibilidades de se exercitar, como subir escadas ou parar o carro mais longe quando for ao trabalho.  

casal caminhando - Foto Getty Images

Comece aos poucos
Coloque na sua cabeça que caminhar todo dia um pouquinho vai fazer bem não só para a sua dieta, como para a sua saúde. Para quem está muito acima do peso, o ideal é começar devagar, caminhando cerca de 10 minutos por dia, aumentando gradativamente. 

mulher comendo salada - Foto Getty Images

Coma devagar
Toda vez que for comer, lembre-se de que você está fazendo uma degustação e, por isso, precisa mastigar devagar, sentindo o sabor dos alimentos. Entre uma garfada e outra, descanse os talheres. 

mulher comendo salada - Foto Getty Images

Invista na salada
Muita salada ajuda a enganar o estômago e comer menos nas refeições. Procure verduras e legumes que você goste e não sejam muito calóricos. Oriente-se pela cor dos alimentos, ou seja, quanto mais variado, melhor.  

homem comendo enquanto assiste TV - Foto Getty Images

Concentre-se na refeição
Não coma no sofá ou em frente ao computador ou da tevê. Lugar de se comer é à mesa, onde você presta atenção nos alimentos e evita exageros. 

pote com amendoins - Foto Getty Images

Nunca coma direto do saquinho
Sempre coloque porções como salgadinhos, amendoins e bolachas em um prato um pote antes de comer, porque assim é possível ter a noção certa de quanto está consumindo. Até fruta deve ser picada e colocada num prato, orienta Sonia Trecco.  

mulher em cima de uma balança - Foto Getty Images

Mudanças levam tempo
Lembre-se sempre de que não é possível dormir gordo e acordar magro. Você demorou meses e, às vezes, até anos para engordar. Também vai demorar um pouco para emagrecer. Mas nada de desanimar. Não existe fórmula mágica. Mas pode reparar: fazendo tudo certinho, todos os dias você enxuga um pouquinho da barriga. 

relógio em forma de maçã - Foto Getty Images

Coma de três em três horas
Aquela velha lição continua valendo: faça de quatro a cinco refeições diárias, intercalando com frutas. Procure comer nos horários corretos para disciplinar o seu organismo e não sentir fome o dia todo. 

mulher bebendo água - Foto Getty Images

Água
Tome muita água durante o dia. Mas entre as refeições, e não durante. Os líquidos em excesso dificultam a digestão. Em excesso. Um copinho de refrigerante light, do seu suco favorito ou de água está liberado. 

mulher comendo pizza - Foto Getty Images

Diminua as quantidades
Se aparecer um programa que inclua pizza, não precisa sair correndo. Procure diminuir a quantidade. "Em vez de quatro pedaços, coma dois, e prefira as menos calóricas como de mozarela ou de verduras", aconselha Sonia Trecco. 

dois pedaços de chocolate em um prato - Foto Getty Images

Doces
Se der aquela vontade desesperada de comer um quindim, não adianta substituir por uma maçã, porque a vontade vai permanecer. Então, o ideal é comer um pedaço bem pequeno do seu doce preferido. Porém, evite ter um estoque de doces em casa. Se der vontade, saia para comprar. Pode ser até que a preguiça seja maior que a vontade e aí você desista. 

mulher com fome - Foto Getty Images

Você vai sentir fome
Não fique se achando a pior pessoa do mundo porque está sentindo fome no início da dieta. Dá fome mesmo. Então, use os truques acima para persistir.  

salada de frutas com iogurte - Foto Getty Images

Lanchinhos
Tenha sempre à mão alimentos como tomate, pepino, pedacinhos de queijo branco ou frutinhas picadas. Eles são ideais para enrolar a fome. Procure levar para o trabalho uma fruta, barra de cereais ou torradas. 

prato com um relógio em cima - Foto: Getty Images

Não pule refeições
Mesmo que esteja atrasada, não pule nunca o café da manhã nem as outras refeições. Isso te deixará com muita fome na refeição seguinte, levando ao exagero. 

mulher deitada na grama - Foto Getty Images

Relaxe
Nunca entre em casa e vá direto para a cozinha. Ao chegar do trabalho, o melhor é ficar na sala, tomar um banho, relaxar e só então fazer a refeição. 

homem colando um bilhete na geladeira - Foto Getty Images

Estímulos
Se é o seu primeiro regime, recorra às dicas da psicóloga. Colocar uma foto em que você aparece gorda na porta da geladeira é um estímulo poderoso. Aproveite a vá colocando outras fotos com o seu avanço. Outra dica é ir tentando diariamente experimentar aquela calça que você tanto gosta e não te serve. Pense que você logo, logo vai conseguir entrar nela. 

balança - Foto Getty Images

Não desista!
Se você pisou na bola uma vez, não fique pensando que é o fim do mundo - volte a andar na linha e mantenha o foco nos resultados. Você verá que um deslize não é o fim do mundo. 

ver texto completo


Faça sua avaliação de peso. É rápida e gratuita Seu peso dos sonhos é o ideal para você?

Responda a avaliação e descubra se seu peso
atual e sua meta de emagrecimento são saudáveis.

Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Mais sobre:

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."