Conheça 19 alimentos que turbinam o consumo diário de vitamina C

Entre os benefícios dessa vitamina, está o combate ao envelhecimento das células

Por Ana Paula de Araujo - publicado em 15/06/2011


A vitamina C é um importante componente na fortificação do sistema imunológico. Poderoso antioxidante, ela atua contra o envelhecimento celular ao combater os radicais livres e ajuda a reduzir os efeitos colaterais provocados por poluentes presentes no ar.

A atuação dessa vitamina não para por aí: a nutricionista Cristina Martins, da clínica Sara Bragança, no Rio de Janeiro, conta que o nutriente também atua na síntese de neurotransmissores e sais biliares, auxilia na absorção do ferro e age no funcionamento de hormônios do córtex adrenal. Além disso, a nutricionista Sílvia Gabriela Abreu e Silva, coordenadora de nutrição da Equilibrium Consultoria, em São Paulo, lembra que a vitamina é responsável pela rigidez do colágeno, prevenindo inflamações ao auxiliar na saúde de tendões, ligamentos e juntas.

A recomendação diária mínima da vitamina, explica Sílvia, é de 75mg para mulheres de 15 a 70 anos e 90mg para homens na mesma faixa etária. A nutricionista Roberta Stela, do Dieta e Saúde, lembra que a importância de suprir essa necessidade básica é para evitar o escorbuto, doença que causa sangramento das gengivas. Cristina também lembra que uma boa média para um adulto é de 1000mg. A seguir, confira os alimentos que são ricos na vitamina e as quantidades indicadas para que você chegue a esse consumo diário mínimo. 

de 20

Lichia - MV

Lichia

A lichia é uma fruta de baixo valor calórico e rica em nutrientes como vitamina C e potássio. De acordo com a nutricionista Ana Carolina Icó, do Dieta e Saúde, a vitamina C presente na fruta é um nutriente que contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico, além de ser um antioxidante que age na diminuição dos danos celulares causados pelos radicais livres. "A vitamina C ainda favorece a absorção do ferro presente nas carnes e em leguminosas como o feijão e lentilha." Já o potássio, segundo Ana Carolina, é um mineral que participa da contração muscular e por isso diminui cãibras, bem como atua junto ao sódio mantendo o equilíbrio de líquidos no corpo. 

Laranja- Foto Getty Images

Laranja

Laranja
Talvez ela seja a mais lembrada quando o quesito é vitamina C. E com razão: uma unidade de laranja tem 90mg do nutriente, a quantidade diária mínima que nosso organismo pede. A nutricionista Cristina Martins aconselha não guardar a fruta por muito tempo antes do consumo, já que ela perde vitamina C desde que é colhida, devido à sensibilidade ao calor e oxidação da vitamina C. 

Limão - Foto Getty Images

Limão

Limão
Essa fruta é versátil, pode ser utilizada tanto em sucos como no tempero da salada,o que aumenta a capacidade do organismo de absorver ferro - presente em verduras de coloração escura. Quatro unidades da fruta equivalem a 110mg de vitamina C, o que já é perfeito, visto que ultrapassa a dose diária mínima. 

Manga- Foto Getty Images

Manga

Manga
Saborear essa fruta é uma deliciosa opção para obter vitamina C: uma unidade grande conta com exatos 90mg de vitamina C, equivalente a 100% da necessidade mínima diária de um homem adulto. Uma boa opção é fazer um suco da fruta com algumas gotas de limão, para combinar duas fontes do nutriente. 

Abacaxi- Foto Getty Images

Abacaxi

Abacaxi
Uma fatia média dessa fruta tem 93mg de vitamina C. Para uma bebida cheia desse nutriente, fica a dica: misture o abacaxi à couve, que também é fonte da vitamina. 

Goiaba- Foto Getty Images

Goiaba

Goiaba
Ela é uma boa fonte de vitamina C - apenas uma unidade pequena conta com 120mg. Consumir a fruta in natura é sempre uma boa opção. 

Melão- Foto Getty Images

Melão

Melão
Uma fatia é suficiente para suprir suas necessidades mínimas diárias de vitamina C. Com um pedaço grande, você abocanhará 105mg da vitamina. 

Kiwi- Foto Getty Images

Kiwi

Kiwi
A frutinha verde chega a ganhar da famosa laranja na contagem de vitamina C. Uma unidade contém 95mg do nutriente. Vale lembrar que consumir essa fruta in natura é sempre a melhor maneira de obter o máximo de nutrientes que ela pode oferecer. 

Morango- Foto Getty Images

Morango

Morango
Ele está na classe dos pequenos frutos que te proporcionam ótimas quantidades de vitamina C. Consumindo cinco unidades da fruta, você obtém quase 94mg da vitamina. Experimente aumentar essa quantidade de vitamina misturando o morango com a laranja em um suco. 

Acerola - Foto Getty Images

Acerola

Acerola
Essa pequena fruta é riquíssima em vitamina C e campeã em quantidades. Apenas uma unidade é suficiente para suprir a necessidade diária mínima da vitamina e ainda sobrar: cada uma conta com 150mg. Ingerir um suco com três unidades de acerola na hora do almoço aumenta significantemente a absorção de ferro pelo organismo. 

Caju- Foto Getty Images

Caju

Caju
Tipicamente brasileiro, o caju também está no topo da lista de alimentos ricos em vitamina C. Uma unidade equivale a 95mg da vitamina. 

Tangerina- Foto Getty Images

Tangerina

Tangerina
A fruta de aroma inconfundível, também conhecida como mexerica, é uma boa opções na hora de turbinar as quantidades de vitamina C ingeridas diariamente. Com duas unidades de tangerina, você consome 110mg da vitamina. 

Tomate- Foto Getty Images

Tomate

Tomate
Ele vai bem puro ou como acompanhante de pratos e saladas e aumenta o grupo de aliados na hora de complementar o consumo diário de vitamina C. Duas unidades do fruto equivalem a 90mg de vitamina C. 

Brócolis- Foto Getty Images

Brócolis

Brócolis
Esse vegetal é importante fonte de vitamina C, mas atenção: o processo de cozimento pode roubar todos esses nutrientes. Por isso, aconselha-se que ele seja cozido a vapor. Uma xícara de brócolis fornece 122mg. 

Espinafre- Foto Getty Images

Espinafre

Espinafre
O personagem infantil Popeye é inteligente: essa verdura que, no desenho, dava forças ao marinheiro, turbina o organismo com uma série de nutrientes, incluindo a vitamina C. Uma xícara e meia de espinafre proporcionam 122mg da vitamina. 

Aspargos- Foto Getty Images

Aspargos

Aspargos
Uma bela salada de aspargos complementa a quantidade de vitamina C necessária no consumo diário. Em duas xícaras, é possível ingerir 108mg. Dê preferência aos aspargos em conserva. 

Couve verde- Foto Getty Images

Couve verde

Couve verde
Com uma xícara de couve verde por dia, você obtém 116mg de vitamina C. Além de complementar a salada e a feijoada, esse vegetal pode ser misturado com outras frutas em sucos, aumentando o consumo da vitamina. 

Repolho- Foto Getty Images

Repolho

Repolho
Verde ou roxo, ele proporciona boas quantidades de vitamina C. Em cinco colheres de sopa, consome-se 110mg da vitamina. Dê preferência pelo alimento cru. 

Rúcula- Foto Getty Images

Rúcula

Rúcula
Com uma xícara de rúcula, você ingere 123mg de vitamina C. Anote as sugestões: uma salada de uma xícara de aspargos, com uma unidade de tomate e uma xícara de rúcula. No almoço, se consumida junto a uma xícara de brócolis no vapor e um suco de três unidades de acerolas (com água), proporciona 700mg de vitamina C. 

Agrião- Foto Getty Images

Agrião

Agrião
Uma xícara da verdura tem 100mg. Lembre-se que ela deve ser consumida preferencialmente crua, assim como outras verduras, para que aproveitar ao máximo seus nutrientes. 

ver texto completo


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."